terça-feira, 30 de setembro de 2008

Análise do objeto de aprendizagem


Até pouco tempo eu não conhecia um objeto de aprendizagem (OA), ao cursar a matéria de informática aplicada a educação fui apresentada aos OAs. Muitos são os conceitos sobre objetos de aprendizagem, dentre tantos apresentarei a definição dada por Muzio(2001) que utiliza o termo objeto de aprendizagem como um granular e reutilizável pedaço de informação independente de mídia e termo de objeto de comunicação para propósitos instrucionais, podendo ser definidos como objetos de comunicação utilizados para propósitos instrucionais, indo desde mapas e gráficos até demonstrações em vídeo e simulações interativas.
O mais interessante desses objetos de aprendizagem é a tentativa de desenvolver a cada dia a inteligência coletiva, alguns espaços da web, desenvolvem esse trabalho, entre eles: o LabVirt e o Rived que é do Ministério da Educação (Rede Interativa Virtual de Educação). Dentre esses repositórios citados anteriormente, irei me prender ao RIVED, pois nesta postagem analisarei um objeto de aprendizagem contido nele.
O objeto de aprendizagem analisado é sobre hidrostática, sendo alguns dos seus objetivos:

“auxiliar o aluno na formação de conceitos sobre empuxo, densidade e outras propriedades envolvidas no estudo da hidrostática. Permitir ao aluno: - Definir densidade de um corpo, relacionando assim, a massa de um corpo com o seu volume. - Condições de flutuabilidade de um corpo imerso em um fluido. - Trabalhar o Princípio de Arquimedes e conhecer a lenda por traz deste princípio. - Conhecer o conceito de peso aparente.”

Depois de fazer um passeio sobre esse OA, identifiquei alguns pontos positivos, entre eles: o guia do professor, o saiba mais que trata da história do desenvolvimento da hidrostática (destacando o papel de Arquimedes), a tentativa de explicar o funcionamento do submarino através da animação e do texto complementar que fala sobre o funcionamento do submarino. Alguns dos pontos negativos que eu encontrei foram na animação interativa, pois como um dos objetivos do próprio Rived, os conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, ao utilizar a animação, percebi que esta, não estimula o raciocínio do aluno, pois como pode ser visto, não tem como analisar de forma clara o papel da densidade, pois eles só trabalham com os pontos extremos, ou seja, ou o submarino flutua ou afunda, não existindo um ponto médio. É claro que ao utilizar o gráfico disponível na animação podemos ver a relação entre profundidade e velocidade e velocidade com tempo, mas da forma como são trabalhados os conceitos na animação, não sei se os alunos conseguiriam relacionar o que foi visto na animação e depois responder as questões e os desafios existentes no objeto.

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