A pergunta é feita a partir do que foi elaborado pela Resolução do TSE (n. 22718/08), onde esta resolução visa oficializar as propagandas políticas dos candidatos a eleição de 2008, não sendo permitido a divulgação através do orkut, blogs, spam e etc.
A tentativa de responder esta pergunta vem pelo fato da internet ser considerada como espaço público, onde as pessoas tem acesso a informação, ou seja, esse tipo de mídia influencia diretamente ao processo democrático. Já que a busca de informação possibilita a qualquer pessoa o acesso sobre informações dos canditatos, informações que não se restringe as propostas eleitorais, mas permite também expor e discutir sobre qualquer pessoa que esteja se elegendo.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O mundo virtual tem um peso no processo democratico. Tem um peso porque influencia o cidadão na sua escolha. Através da internet ele pode ter acesso a variadas informações e, após a sua pesquisa, ela verá qual o candidato mais favorável na sua opinião e também qual é o que vai responder às suas necessidades.
Interessante o seu foco.Com todo esse espaço público é possível jogar todo o tipo de informação a respeito do candidato e muitas dessa nada tem a ver com a plataforma eleitoral deste.É bem aí que está um dos problemas: muitas vezes um fator que é determinante na escolha do candidato é a sua árvore genealógica.Claro!Se ele é filho de A que foi um "ótimo" prefeito(ou seja lá que cargo ele ocupou) este "herdeiro eleitoral" fará questão de publicar essa informação, já que "Filho de peixe, peixinho é." e com isso muitas pessoas irão direcionar sua atenções e votos para ele.
Gosto muito do uso da internet, pois lá temos acesso de quan to cada candidato recebeu de patrocínio para sua campanha, visitando http://www.transparencia.org.br. Aqui você também pode saber o patrimônio de cada um etc. Mas já pensou se uma comunidade com uma população demográfica relativa alta sabe dessas informações??
Nosso país teria representantes de qualidade moral e política
Talvez seja um dos meios mais democráticos, pois possibilita que pessoas de diversas classes sociais possam manifestar suas idéias fazendo com que barreiras geográficas sejam rompidas possibilitando o acesso à in formação e ao conhecimento. O acesso ao saber dá-se de maneira mais ampla desde que a pessoa possa ter a sua disposição um computador e hoje em dia com uma banda larga com padrões mínimos de velocidade.
Aproveitando a deixa olímpica fico pensando nas pessoas que moram na China, e que tem inúmeras restrições de acesso a sites, e mesmo assim controlados, e que tem que se virar para poderem saber e divulgar as arbitrariedades praticadas pelo Governo Chinês, nas mãos de um governo totalitário será que a internet passa a ser tão democrática assim? Programas espiões, firewalls me remetem ao livro 1984 de George Orwell e aos filmes:O Show de Truman com Jim Carrey; a Vida dos Outros que mostra as pessoas tendo a sua vida vigiada pela polícia secreta na Alemanha Oriental (antes da queda do muro de Berlim)em um clima bem angustiante e sufocante sem a liberdade.
Postar um comentário