quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O mundo virtual é democrático?

A pergunta é feita a partir do que foi elaborado pela Resolução do TSE (n. 22718/08), onde esta resolução visa oficializar as propagandas políticas dos candidatos a eleição de 2008, não sendo permitido a divulgação através do orkut, blogs, spam e etc.
A tentativa de responder esta pergunta vem pelo fato da internet ser considerada como espaço público, onde as pessoas tem acesso a informação, ou seja, esse tipo de mídia influencia diretamente ao processo democrático. Já que a busca de informação possibilita a qualquer pessoa o acesso sobre informações dos canditatos, informações que não se restringe as propostas eleitorais, mas permite também expor e discutir sobre qualquer pessoa que esteja se elegendo.

4 comentários:

Anônimo disse...

O mundo virtual tem um peso no processo democratico. Tem um peso porque influencia o cidadão na sua escolha. Através da internet ele pode ter acesso a variadas informações e, após a sua pesquisa, ela verá qual o candidato mais favorável na sua opinião e também qual é o que vai responder às suas necessidades.

Raione Eloi Mendes disse...

Interessante o seu foco.Com todo esse espaço público é possível jogar todo o tipo de informação a respeito do candidato e muitas dessa nada tem a ver com a plataforma eleitoral deste.É bem aí que está um dos problemas: muitas vezes um fator que é determinante na escolha do candidato é a sua árvore genealógica.Claro!Se ele é filho de A que foi um "ótimo" prefeito(ou seja lá que cargo ele ocupou) este "herdeiro eleitoral" fará questão de publicar essa informação, já que "Filho de peixe, peixinho é." e com isso muitas pessoas irão direcionar sua atenções e votos para ele.

Anderson Neves disse...

Gosto muito do uso da internet, pois lá temos acesso de quan to cada candidato recebeu de patrocínio para sua campanha, visitando http://www.transparencia.org.br. Aqui você também pode saber o patrimônio de cada um etc. Mas já pensou se uma comunidade com uma população demográfica relativa alta sabe dessas informações??
Nosso país teria representantes de qualidade moral e política

Ufbar Bier disse...

Talvez seja um dos meios mais democráticos, pois possibilita que pessoas de diversas classes sociais possam manifestar suas idéias fazendo com que barreiras geográficas sejam rompidas possibilitando o acesso à in formação e ao conhecimento. O acesso ao saber dá-se de maneira mais ampla desde que a pessoa possa ter a sua disposição um computador e hoje em dia com uma banda larga com padrões mínimos de velocidade.
Aproveitando a deixa olímpica fico pensando nas pessoas que moram na China, e que tem inúmeras restrições de acesso a sites, e mesmo assim controlados, e que tem que se virar para poderem saber e divulgar as arbitrariedades praticadas pelo Governo Chinês, nas mãos de um governo totalitário será que a internet passa a ser tão democrática assim? Programas espiões, firewalls me remetem ao livro 1984 de George Orwell e aos filmes:O Show de Truman com Jim Carrey; a Vida dos Outros que mostra as pessoas tendo a sua vida vigiada pela polícia secreta na Alemanha Oriental (antes da queda do muro de Berlim)em um clima bem angustiante e sufocante sem a liberdade.